21 de maio de 2018

Indústria 4.0 é condicionada pelos CPS.

         
Estamos vivendo a era da Indústria 4.0 na qual inventamos um mundo em desenvolvimento por Sistemas Ciber-Físicos (Cyber-Physical Systens - CPS) orientado pela constante Inovação e por Tecnologias cada vez mais disruptivas e condicionantes.

DIAS, C. M. C. - 2018

Entretanto, estranhamente, a manufatura em nosso País é ainda realizada primeiramente no mundo físico para somente depois ser processada a transformação digital. Existe algum equívoco gerencial ou ainda a Indústria Brasileira não conseguiu sair da Segunda Revolução Industrial e está apenas sonhando em se aproximar dos limitas da já ultrapassada Terceira Revolução Industrial.

Em seminário que proferi em 17/05/2018, com o tema “Indústria 4.0 é condicionada pelos CPS”, enfatizo que se no Brasil a Pesquisa e o Desenvolvimento Industrial não forem conduzidos na linha dos CPS não se conseguirão os progressos da Indústria 4.0 orientada pelas sempre tecnologias avançadas e pela Inovação.

Focar o desenvolvimento da indústria apenas nos elementos computacionais é posição do passado sendo sua manutenção uma ação retrógrada. O Mundo das Tecnologias Disruptivas exige fortemente enfatizar as necessárias ligações entre os elementos computacionais, biológicos e físicos; conforme alertei. Todo País que não for conduzido pelos CPS será uma Nação subdesenvolvida.

Os CPS constituem ligação que interconecta toda IIoT de forma a ser indispensável para a fusão entre os mundos real e virtual, sem levar em conta o mundo biológico.

A Industrial Internet of Things (IIoT) constitui uma Internet Industrial das Coisas sendo, então, o conceito de IoT aplicado a um contexto de “chão de fábrica” na qual são otimizadas operações em grande escala para possibilitar acompanhamento aprimorado da produção industrial.

A Internet das Coisas (IoT), do inglês, Internet of Things, possibilita a transferência de dados e informações para uma plataforma de compartilhamento em nuvem através de dispositivos de nosso uso cotidiano e, assim, automatiza procedimentos.

Saliente-se, entretanto, que a IIoT está centrada na aplicação de máquinas inteligentes em tarefas relacionadas à coleta e difusão de dados de forma a incorporar soluções tecnológicas de machine learning e big data com uso de tecnologias de automação presentes em parques industriais.

Constituídos de objetos com softwares integrados e eletrônicos que são conectados entre si ou via internet para integrar um sistema único em rede os CPS incluem sensores e componentes para mover ou controlar os chamados atuadores de forma que seja possível ligá-los (os CPS) ao mundo exterior.

Durante o Seminário observei que um dos grandes problemas no desenvolvimento das Tecnologias Disruptivas por meio da Inovação é a falta de informações completas entre o mundo cibernético (no qual a informação é trocada e transformada) e o mundo físico onde vivemos (onde os procedimentos acontecem). Semelhante problema está sendo conduzido à solução por intermédio dos CPS que possibilitarão a transcendência entre escalas do espaço e tempo antes sequer imaginadas. 

Efetivamente chega-se ao fim da barreira entre digital, físico e biológico, como enfatizei durante o evento, pois a quebra dos limites entre o mundo físico, o digital e o biológico é a principal característica da quarta Revolução Industrial já em acelerado curso. 

A Sociedade 4.0 é o da simbiose entre o Mundo Biológico, o Mundo Físico e o Mundo Digital. Comunicação-Computação-Controle (C3I) interligados pelos CPS constituem a nova era tecnológica que exige convergências, também, entre os Mundos Físico, Biológico e Digital.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/05/2018