31 de julho de 2024

Realidade condicionante "a priori".


Por força da necessidade (e/ou do destino) descobri, há 45 anos atrás, quando iniciei minha Carreira Profissional, um talento (ou capacidade inerente) para programar em linguagens de alto nível como FORTRAN (“Mathematical FORmula TRANslation System”) e COBOL (“COmmon Business Oriented Language”) e, também, em linguagem de máquina (linguagem de baixo nível) como o Assembly, quando comecei a brigar com o CP 500 da Prológica um computador nacional com (na época) incrível processador Zilog Z80A, de 8 bits, com 2 MHz, com memória RAM entre 48 Kbytes e 64 Kbytes, com memória ROM de 16 Kbytes, o qual era compatível com o famoso TRS-80 Modelo III norte-americano (pouco conhecido da maioria).

DIAS, C. M. C. - 2024

Particularmente, fazia sucesso em FORTRAN, linguagem valiosa para aplicações científicas e matemáticas, conhecida pela potente capacidade de realizar operações e computação intensiva; criando programas (“pesados”) muito utilizados.

A computação intensiva (aplicável especialmente em simulações científicas, modelagem matemática e análise de grandes volumes de dados), em particular, chamava minha atenção e me desafiava por permitir utilizar recursos computacionais avançados objetivando a realização de CÁLCULOS cada vez mais complexos e processamento de dados em grande escala. Naqueles tempos, as possibilidades de processamento de grandes conjuntos de dados de forma eficiente, facilitando, em muito, operações como acesso rápido aos elementos e desenvolvimento de poderosos cálculos matemáticos vetorizados e a manipulação de dados multidimensionais me impulsionavam a gerar soluções cada vez mais ótimas também balizadas pelas Matemáticas.

Em Assembly criei programas interessantes (para não dizer “incríveis”, modéstia à parte). Dominava os códigos hexadecimais e com os binários fazia a festa literalmente. “Enxergava os códigos”, como diziam. E Assembly escrevíamos códigos de máquina que permitia gerar instruções em um formato mais compreensível do que o código binário puro. Embora bem mais difícil de programar (em comparação com linguagens tipo FORTRAN, COBOL, Pascal, Prolog ou BASIC (“Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code”)), me divertia com as instruções em Assembly. Enxergar os códigos é dominar os algoritmos para conversar com os números flertando com os símbolos.

Nas décadas iniciais da disseminação (e uso) do conhecimento da Informática e do crescimento da Indústria de Computadores no Brasil, tempos especiais de pura inovação, de grande invenção, de constante disrupção (mudanças), de acentuada resiliência, já nos preocupávamos, diariamente, em desenvolver as ações profissionais centradas nos valores da atual Onda de Inovação e Revolução Industrial. Inovação, Disrupção e Resiliência sempre estiveram lá na prática profissional para tornar as realidades subjacentes mais eficientes (mais “reais”), principalmente, no campo da Computação.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/07/2024

30 de julho de 2024

Celebrando década de ação de extensão em Lógica.


Em muitas das vezes quando da oferta de meus Cursos de Extensão Universitária e/ou Tecnológica ocorre que nem sempre uma única edição foi suficiente para atender todos os interessados exigindo ofertar (em seguida ou em paralelo) uma segunda (ou até uma terceira) turma. Tal foi o caso, lá em 2014, quando ministrei o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA o qual constituiu uma segunda versão do Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL.

DIAS, C. M. C. - 2024

Diferentemente, entretanto, do Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL anterior, o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA foi desenvolvido exclusivamente para meus Alunos de Cursos de Engenharia do Sistema UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

É importante ressaltar que no Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA apresentei, também, procedimentos técnicos para avaliar especificamente questões relacionadas à Lógica Reversa e/ou à Recursão Lógica (em atendimento à solicitação dos próprios interessados).

Assim, completa-se neste 30 de junho de 2024, dez anos, uma década, da realização da correspondente Ação de Extensão a qual ministrei no período de 14/05/2014 a 30/07/2014 tratando o Cálculo Proposicional e a Álgebra da Lógica instituídos em Lógica Matemática Dedutiva de Primeira Ordem necessários para o desenvolvimento de Métodos e Técnicas para a Avaliação Formal da Validade e da Consistência de Raciocínios Dedutivos estruturados como Argumentos (em geral) ou Inferências (em particular), bem como desenvolvendo Procedimentos Técnicos de Decisão Semânticos e Sintáticos estabelecidos em Análise Inferencial, Teoria da Demonstração Sentencial e Teoria da Argumentação Lógica.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/07/2024

29 de julho de 2024

Lógica inferencial avançando no tempo.


Há mais de dez anos, lá em maio de 2014, iniciava o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL (concluído em 28/07/2014) no qual apresentei o Cálculo Proposicional e a Álgebra da Lógica instituídos em Lógica Matemática Dedutiva de Primeira Ordem necessários para o desenvolvimento de Métodos e Técnicas para a Avaliação Formal da Validade e da Consistência de Raciocínios Dedutivos estruturados como Argumentos (em geral) ou Inferências (em particular).

DIAS, C. M. C. - 2024

No Curso em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL desenvolvi, também, Procedimentos Técnicos de Decisão Semânticos e Sintáticos estabelecidos em Análise Inferencial, Teoria da Demonstração Sentencial e Teoria da Argumentação Lógica.

Centrado nos fundamentos da Análise Inferencial e Teoria da Argumentação, desenvolvidos em Lógica Formal (Dedutiva), o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL foi mais um momento direcionado para proporcionar capacitação na Avaliação da Validade de Argumentos Dedutivos e para apresentar, também, técnicas poderosas necessárias e eficientes para promover a correção de Raciocínios Falaciosos frequentemente gerados e não percebidos.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/07/2024

9 de julho de 2024

Como nascem os paradoxos.


Tudo tem uma LÓGICA muito embora, na maioria das vezes, sejamos incapazes de concordar com as razões advindas das necessárias premissas. ... ... ... Assim, então, nascem os PARADOXOS.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
09/07/2024

3 de julho de 2024

Obra sobre Silogística avançando para meio século.


“Partindo-se do fato que a linguagem usual, decorrente da língua materna, é imprecisa, apresentando, em muitas das vezes, um caráter polissêmico; é notório, centrando-se em condições históricas, pretender qualificar que as linguagens formais (linguagens simbólicas) revestem-se de funções precisas e imperiosas, sendo, em essência, monossêmicas [que têm apenas um sentido] e depuradas de ambiguidades. Neste sentido, dissimulando tendências de natureza conceitual, ou mesmo divorciando-se de consagradas correntes filosóficas, há de se dizer que o cientista, atualmente, distingue-se de seus antepassados, categoricamente, pela detenção do poder originário das linguagens simbólicas explícitas ou subjacentes; as quais além de possibilitar a criação de novas tecnologias possibilitam ao pesquisador vislumbrar limites jamais imagina­dos.”

O parágrafo precedente é apresentado como parte da introdução do meu artigo intitulado “Silogística: uma introdução à lógica dos enunciados categóricos” o qual foi publicado na “Revista Tecnologia & Humanismo” do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná), de número 19, do primeiro semestre de 1999, há mais de 25 (vinte e cinco) anos, há mais de um quarto de século.

DIAS, C. M. C. - 2024

No artigo enfatizo “o quão importante é dominar uma deter­minada linguagem formal para se pensar correta­mente na dependência do universo relacional onde o pensamento se obriga à tomada de decisões”; bem como apresento técnicas formais de estruturação e avaliação de raciocínios analíticos em nível quantificacional a partir da Silogística de Aristóteles e, em particular, sobre a Lógica das Proposições Categóricas; as quais emprestam ao homem o método analítico eficaz para o desenvolvimento de suas potencialidades.

“Silogística: uma introdução à lógica dos enunciados categóricos” encontra-se disponível no PERI (Portal de Periódicos Científicos da UTFPR (Universidade Tecnológica federal do paraná)) no endereço http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6598.

Celebro, com júbilo, mais este importante trabalho que desde sua publicação vem sendo fonte de inspiração para outros trabalhos inovadores e fundamentais.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/07/2024