A convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado Paraná) participei, em maio de 2024, da Consulta Pública sobre o Projeto “ROTAS ESTRATÉGICAS PARA O FUTURO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PARANAENSES 2040” quando encaminhei proposições de série de ações estratégicas visando moldar o caminho internacional a ser percorrido pela Indústria do Paraná até o ano de 2040.
Sistema Fiep - 2024
No conjunto de sugestões apresentadas considerei, também, posições pontuais sobre as principais barreiras impeditivas para o pleno alcance da visão de futuro estruturada no Projeto “ROTAS ESTRATÉGICAS PARA O FUTURO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PARANAENSES 2040”.
O objetivo do projeto em referência é desenvolver um planejamento estratégico robusto para orientar o crescimento dos negócios internacionais do Estado do Paraná até o ano de 2040.
De forma prospectiva, centrada na inteligência coletiva de especialistas, o Projeto “ROTAS ESTRATÉGICAS PARA O FUTURO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PARANAENSES 2040” foi idealizado objetivando a elaboração de um Roadmap com ações de curto, médio e longo prazo para mobilizar, alinhar e coordenar esforços rumo ao futuro pretendido do Estado do Paraná no campo industrial.
No dia 7 de junho de 1954, há 70 anos, falecia o Pai da CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEÓRICA e Pai da IA (Inteligência Artificial), o brilhante cientista Alan Mathison Turing (1912-1954) aquele que foi uma das mentes mais incríveis que a humanidade já conheceu e cujos estudos e trabalhos são a base da Computação atual.
DIAS, C. M. C. - 2024
Alan Mathison Turing é apenas um divisor de realidades dado que a partir de seu "modelo de computador universal" o mundo se transformou em uma realidade jamais sequer pensada antes. Os trabalhos de Alan Mathison Turing proporcionaram formalizar os conceitos de algoritmo e de computação.
Sua “MÁQUINA UNIVERSAL” (a “Máquina de Turing”) é o "modelo teórico de computador de uso geral" que antecedeu os modernos computadores digitais. A “MÁQUINA UNIVERSAL”, capaz de modelar qualquer computador digital, é um poderoso modelo abstrato de computar que não necessitando de implementação física pode dar conta efetivamente dos aspectos lógicos de funcionamento de um computador tais como memória, estados e transições.
O incrível “Teste de Turing” (ou "Jogo da Imitação" como originalmente foi chamado) possibilita (efetivamente) conferir se o computador “pensa” tal como o cérebro humano uma vez que permite testar a capacidade de uma máquina de exibir comportamento inteligente ao de um ser humano ou indistinguível deste. Assim, o britânico Alan Mathison Turing é, também, o precursor da IA cabendo-lhe o título de Pai da IA.
Depois de Alan Mathison Turing o mundo não foi mais o mesmo e tudo que existe hoje no campo da Computação está de alguma forma relacionado ao seu legado.
Sem o matemático, cientista da computação, lógico, criptoanalista, filósofo e biólogo teórico Alan Mathison Turing a tecnologia e a humanidade estariam muito mais atrasadas e com limitadas possibilidades de avançar rumo ao desenvolvimento e ao progresso.
Dada vez, com o título “Matemática Transcendente”, afirmava: “A matemática existente em um girassol não é percebida pela maioria daqueles que se dizem matemáticos; não sendo compreendida, também, em contrapartida, por grande parte dos matemáticos de fato.”.
O tempo passa, as gerações são substituídas, avanços tecnológicos e científicos surpreendentes são atingidos, alguma evolução social é percebida, novas inteligências vão surgindo, mas determinadas realidades (algo estranhas) se mantém inalteradas como aquelas situações paradoxais ou antinômicas que assolam associações a verdades “a priori”.
Todavia, aconteça o que acontecer, a série 0, 1, 1 (1+0), 2 (1+1), 3 (2+1), 5 (3+2), 8 (5+3), 13 (8+5), 21 (13+8), 34 (21+13), 55 (34+21), ... e o número irracional 1,61803398875... permanecerão chamando a atenção das mentes que (apenas) desejam enxergar. Conheça melhor um girassol e saberá muito mais sobre Matemática.
DIAS, C. M. C. - 2024
Assim, de forma notável, a sentença: “A matemática existente em um girassol não é percebida pela maioria daqueles que se dizem matemáticos; não sendo compreendida, também, em contrapartida, por grande parte dos matemáticos de fato.”; continua gritando mesmo nos dias atuais.