31 de dezembro de 2024

ENGENHARIA LÓGICA celebrada em extensão.


Em 2024, celebro os dez anos da apresentação de minhas Ações de Extensão Universitária e/ou Tecnológica no campo da ENGENHARIA LÓGICA e das LÓGICAS REVERSAS RECURSIVAS ministradas para Acadêmicos das Ciências Exatas e de Tecnologia.

DIAS, C. M. C. - 2024

A EXTENSÃO deve ser tomada como vetor indutor da indissociabilidade entre ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO. Em 2014, as minhas Ações de EXTENSÃO mostraram, uma vez mais, na prática, como a PESQUISA gera as exigidas soluções de problemas percebidos na Sociedade para, naturalmente, se transformar em bons conteúdos os quais tanto podem ser convertidos em conhecimento do ENSINO a ser transmitido em sala de aula quanto constituem elo crucial no processo contínuo e sustentável do fazer Ciência e do gerar Tecnologias.

As Ações/Atividades de Extensão (Universitária e/ou Tecnológica) que realizei em 2014 foram especiais dado que objetivavam apresentar ao mundo sensível tanto as “LÓGICAS REVERSAS RECURSIVAS” quanto a “ENGENHARIA LÓGICA” as quais são áreas de conhecimento de minha autoria.

Com satisfação tive oportunidades de comprovar que nesta última década os conhecimentos que orbitam as duas áreas que criei já seguiram para diversos outros campos e estão promovendo progressos dos mais expressivos em muitos campos do saber para muito além das distinguidas Ciências Exatas e Tecnologias. “As ‘alfa’ premissas geram ‘beta’ conclusão em processo contínuo, recursivo e permanente”.

Especificamente realizei naquele 2014 as seguintes Ações/Atividades de Extensão Tecnológica e/ou Universitária; quais sejam:

- Palestra/Conferência sobre PDI (Pesquisa - Desenvolvimento - Inovação): Uma questão nacional;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária em Lógica Matemática Inferencial Proposicional de Primeira Ordem;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária em Análise Lógica de Modelos Diferenciais e Integrais Nas Engenharias;

DIAS, C. M. C. - 2014

- I SIDELOFIC - Seminário Inovação e Desenvolvimento em Lógica e Filosofia da Ciência: Engenharias em Inovação Científica e Tecnológica;

DIAS, C. M. C. - 2014

- II COENTELOG - Colóquio Entelechia Logicae: Inovação em Engenharia Lógica;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Palestra/Conferência sobre Cálculo Lógico Inferencial;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Lançamento do livro Cálculo Lógico Inferencial;

DIAS, C. M. C. - 2014

- III COENTELOG (Colóquio Entelechia Logicae): Lógicas Mentais Recursivas;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária em Cálculo Sentencial Dedutivo em Lógica Matemática Inferencial;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária em Cálculo Proposicional em Lógica Matemática Inferencial Dedutiva;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA FORMAL APLICADA NA ANÁLISE DEDUTIVA DE INFERÊNCIAS;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA MATEMÁTICA APLICADA NA AVALIAÇÃO DE RACIOCÍNIOS DEDUTIVOS;

DIAS, C. M. C. - 2014

Em 2024, comemoro com júbilo a já passada uma década da realização daquelas Ações/Atividades de Extensão. “Ao infinito e além”, muito além.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/12/2024

16 de dezembro de 2024

Dilemas surfam nas ondas da inovação.


Se não é possível resolver com o Cálculo Diferencial e Integral ou com a Lógica, então, de fato, é um problema.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
17/12/2024

1 de dezembro de 2024

Crime aparente de amplas implicações.


Aquele que é chamado a praticar o bem e não o faz por mera conveniência é apenas um miserável que sequer merece alguma piedade.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
01/12/2024

4 de novembro de 2024

Softwares algébricos multiplicando soluções matemáticas.


Em 2004, desenvolvia estudos sobre a utilização da Matemática no mundo tecnológico dos computadores no sentido de utilizar métodos numéricos e algoritmos computacionais para a determinação de soluções numéricas dos modelos matemáticos que estava desenvolvendo. Buscava, na época, soluções analíticas passíveis de rápida e eficiente implementação por meio de programas de computador.

Foi quando conheci o Software Algébrico Maple V, uma “ferramenta” desenvolvida inicialmente na Universidade de Waterloo, no Canadá, o qual permitia, já naquela época (há duas décadas), manipular satisfatoriamente praticamente todo conhecimento matemático, principalmente o acadêmico desenvolvido nas Universidades.

O Maple V vinha se tornando um dos principais softwares de cálculo simbólico e numérico do mundo devido combinar com muita eficiência um “motor matemático poderoso” com uma interface amigável a qual facilitava, em muito, a resolução de problemas de forma rápida e precisa; além, também, de permitir a criação de gráficos 2D (bidimensionais) e 3D (tridimensionais), bem como possibilitar a programação de soluções usando uma boa linguagem de programação. Entretanto, o Maple V parecia meio desconhecido nos meios universitários de todo o Brasil.

Por entender ser necessário (e urgente) a utilização daquele “aplicativo” na Academia na análise, exploração e resolução de problemas matemáticos em áreas como Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral, Equações Diferenciais, Estatística, Física, entre outras; escrevi o artigo “Cálculo diferencial e integral através do Maple V”; o qual foi publicado na época na Revista Tecnologia & Humanismo do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná).

O conteúdo do artigo em foco tornou-se referência para todo aquele que necessita estabelecer soluções matemáticas nos campos de atuação quando são exigidas rapidez e eficiência por meio do uso de softwares algébricos. Uma das importantes vantagens de utilização de softwares algébricos como o Maple V, tanto naqueles tempos de publicação do artigo quanto nos dias de hoje, segue sendo a possibilidade de realizar um maior número de experimentos em um tempo muito menor.

DIAS, C. M. C. - 2024

O artigo já há muito encontra-se disponibilizado, na íntegra, no PERI (Periódicos Científicos) da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), podendo ser acessado livremente, mediante acesso aberto (“open access”), no endereço: https://tinyurl.com/yjd3528u.

Então neste 2024 celebro, com júbilo, duas décadas, vinte anos, da publicação do meu artigo “Cálculo diferencial e integral através do Maple V” que mesmo atualmente ainda tem ajudado inúmeros Acadêmicos dos Cursos das Ciências Exatas e das Tecnologias (tanto quanto Profissionais, principalmente das Engenharias) a resolverem problemas e proporem soluções cada vez mais inovadoras e determinantes.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/11/2024

1 de novembro de 2024

Afronta brutal à inteligência.


Interessante observar que o homem, detentor de racionalidade única, segue criando bombas e formas perversas de aniquilar o próprio homem. Mas, nem os ratos, nenhum ser irracional na verdade, seria capaz de gerar armas para a extinção da própria espécie, pois de tudo fazem para se preservar. Mas, dirão, é claro, que os demais animais (não racionais) não o fazem porque são “brutos” e não possuem sequer a possibilidade (ou competência, ou “inteligência”) de inventar quanto mais construir semelhantes dispositivos de aniquilamento. É óbvio mesmo.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
01/11/2024

29 de outubro de 2024

A força do livro transforma mentes.


Em 29 de outubro, celebra-se DIA NACIONAL DO LIVRO ao mesmo tempo em que se prestam homenagens, também, à fantástica Biblioteca Nacional do Brasil fundada em 29 de outubro de 1810. Pela Lei número 5191, de 18 de dezembro de 1966, ficou instituído, no Brasil, o dia 29 de outubro como sendo o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O livro chama o intelecto transformando mentes.

DIAS, C. M. C. - 2018

Quaisquer que sejam os livros, de alguma forma, sempre serão revolucionários e transformadores de mentes ampliando experiências adquiridas para formar o repositório do então vivido pela humanidade.

DIAS, C. M. C. - 1999

Neste 29 de outubro de 2024 tenho a grata satisfação de comemorar, também, os 25 (vinte e cinco) anos, um quarto de século, de publicação de minha obra “A lógica matemática enquanto agente transformador dos processos inferenciais em matemática superior” (ISBN: 85-900661-2-6) na qual tem-se a origem de minha Engenharia Lógica e pela qual nutro especial apreço dado conter parte importante da base que estrutura meu conhecimento e saber.

DIAS, C. M. C. - 2024

No DIA NACIONAL DO LIVRO, e em todas as ocasiões nas quais os livros são necessários, viva-se a força de cada livro que empodera e dá soluções.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/10/2024

24 de outubro de 2024

Lógica e Neurociência potencializando o cérebro.


A Artmed e a Pós PUCPR Digital uniram suas expertises para realizar, no período de 2 a 6 de setembro de 2024, totalmente online, a “Semana da Neurociência: Grandes nomes. Os melhores conteúdos”; aquele que já se consagra como o maior evento da área de Neurociência no Brasil.

Artmed - PÓS PUCPR DIGITAL - 2024

A convite da Pós PUCPR Digital, participei do evento que contou com uma programação intensificada constituída de palestras, workshops e sessões iterativas quando renomados especialistas nacionais e internacionais trataram de temas relevantes sobre as Neurociências, bem como sobre importantes avanços científicos e tecnológicos associados que estão contribuindo, de forma única, para a saúde e o bem-estar da sociedade.

Basicamente, o evento objetivou a atualização de conhecimentos sobre a mente humana, sobre o desenvolvimento do cérebro humano.

DIAS, C. M. C. - 2024

A Artmed, já estabelecida como o maior Ecossistema de Educação em Saúde do Brasil, referência reconhecida no Brasil e no exterior na publicação de conhecimento em áreas diversas do saber, tem oferecido uma ampla gama de produtos de excelência, cursos de pós-graduação, atualização contínua e livros técnicos em distintas etapas do aprendizado em Saúde.

Já a Pós PUCPR Digital é uma importante Plataforma de Pós-Graduação online da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) que proporciona cursos de atualização e especialização em diversas áreas como Saúde, Tecnologia, Direito, Negócios, entre outras, a qual oportuniza interação entre conteúdos práticos e casos de estudo.

A Neurociência constitui o estudo do Sistema Nervoso abrangendo desde a estrutura e função do cérebro até a compreensão de como ele influencia o comportamento e o processo cognitivo. A busca constante do desvendar os mistérios do cérebro e como se processam informações, tem-se o controle do corpo e são geradas as respostas a estímulos são alguns dos objetivos pretendidos na Neurociência.

Como a Lógica Matemática e a Neurociência estão interligadas de várias maneiras, tive a grata satisfação de trocar ideias no sentido de incentivar o uso das ferramentas da Engenharia Lógica que criei para a estruturação de procedimentos de raciocínio e resolução de problemas associados ao estudo do processamento de informações e desenvolvimento de tarefas cognitivas no cérebro, particularmente no que se refere à Matemática.

Estudos em Neurociência mostram o quanto determinadas áreas do cérebro são ativadas durante atividades cognitivas relacionadas com a Matemática como, por exemplo, as regiões específicas do processamento visual e especial. Além do mais, a própria Lógica Matemática tem ajudado a melhor compreender como o cérebro organiza e processa informações de maneira a contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas educacionais e terapias tanto para resolver problemas de aprendizagem quanto para potencializar inteligências.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/10/2024

1 de outubro de 2024

Arte e Ciências conversando.


A arte existe para que a humanidade consiga melhor suportar a realidade dos fatos sem, contudo, abandonar a razão.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
01/10/2024

 

14 de agosto de 2024

Transformando realidades por meio do conhecimento.


Parafraseei, por algumas vezes, durante meus discursos como Paraninfo nas Cerimônias de Colação de Grau de Turmas de Formandos de Afilhados Acadêmicos, a posição de John F. Kennedy (1917-1963), ao proclamar algo como: “A partir de agora Jovens Formados Afilhados não perguntem o que o Brasil pode fazer por vocês. Mas, com o poder recebido da Academia, perguntem (e respondam) o que vocês podem fazer pelo nosso Brasil daqui por diante”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Sempre motivado pela certeza que os Afilhados Acadêmicos seguem suas caminhadas na busca das perguntas em referência (apresentando as necessárias respostas) celebro, com júbilo, os aniversários das sempre especiais homenagens recebidas como Paraninfo, Nome de Turma, Patrono ou Professor Homenageado nas Cerimônias de Colação de Grau, bem como os importantes aniversários dos primeiros anos daquelas Turmas nas quais ministrei os conteúdos matemáticos da Diferenciação e da Integração, bem como da Lógica Formal (Analítica), para os então “Jovens” Calouros Acadêmicos que são hoje meus Afilhados Acadêmicos e Profissionais tocando bem e adequadamente (e transformando também) a realidade circundante na qual atuam.

DIAS, C. M. C. - 2024

Assim, festejar cinco, dez, quinze, vinte, vinte e cinco, trinta, trinta e cinco anos (ou mais) das muitas histórias de reconhecimento e deferência recebidas, tanto quanto compartilhar neste tempo o ensinar e o aprender, é uma particular satisfação e um privilégio sem igual para o Professor.

DIAS, C. M. C. - 2024

Felizes são aqueles que podem festejar e compartilhar, com júbilo, suas histórias (e seus valores). Que os saberes (conhecimentos) da Academia e o trabalho forneçam aos egressos Profissionais os necessários (mas, jamais suficientes) meios para transformar (fortemente e cada vez mais) as realidades onde atuam.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/08/2024

11 de agosto de 2024

Soluções inolvidáveis chegaram com o IBM PC 5150.


Em novembro de 1981, há mais de 42 anos, adquiri o revolucionário (fantástico) IBM Personal Computer (PC) 5150; máquina incrível colocada no mercado no dia 12 de agosto de 1981 e acompanhada de grande divulgação como importante equipamento tecnológico avançado (inovador) na época.

Igual ao da foto, o IBM Personal Computer (PC) 5150, o qual tive o privilégio de possuir, era composto do Sistema Operacional: IBM BASIC / PC DOS 1.0, CP/M-86, UCSD p-System (desenvolvido pela Microsoft); tendo CPU com processador INTEL 8088 de 4,77 MHz (versão econômica do processador 8086); Memória de 64 KB RAM e de 40 KB ROM; duas unidades de disquetes de 5,25 polegadas (com capacidade de 160 KB); sem disco rígido; podendo ser conectado a monitores monocromáticos ou coloridos dependendo da preferência do usuário. Na época a configuração em questão era apenas inimaginável pela maioria das pessoas as quais sequer possuíam a remota noção do que seria um computador pessoal.

DIAS, C. M. C. - 2024

O IBM PC 5150 foi o primeiro microcomputador da linha IBMPC do mercado brasileiro e foi, sem dúvidas, o equipamento inovador da época causador de impacto significativo e poderoso promovendo a popularização da utilização de PCs em ambientes tanto empresariais quanto domésticos. Além do mais, é de se salientar que o IBM PC 5150 estabeleceu o padrão de compatibilidade para os futuros computadores pessoais.

Quem teve um IBM PC 5150 nunca esquece a satisfação ímpar experimentada; sem mencionar, é claro, o poder que se ia adquirindo na medida que mais e mais se dominava o equipamento gerando soluções inolvidáveis e jamais antes pensada.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/08/2024

7 de agosto de 2024

Não pode existir Ensino e Pesquisa sem Extensão.


É sabido que para divulgar a EXTENSÃO adotei a prática de afixar, ao longo dos anos, nas paredes de minhas salas de trabalho, alguns dos vários cartazes (“banners”) de divulgação das muitas atividades de Extensão Universitária e/ou de Extensão Tecnológica que ministrei sempre buscando inovação e disrupção não me distanciando, entretanto das diretrizes do Ensino e da Pesquisa às quais me vinculava.

DIAS, C. M. C. - 2024

No passar de décadas de atividades como Professor tenho a satisfação de ser o responsável por promover diversas atividades de EXTESÃO e de ter garantida a certificação de um grande número de participantes em eventos de EXTENSÃO (geralmente, meus Alunos dos Cursos de Graduação onde atuei).

Nest
e 2024, celebro, em particular, uma década, dez anos, das Ações de Extensão Universitária e Tecnológica que propus, executei e coordenei exclusivamente no primeiro semestre letivo do ano de 2014 na Tecnológica (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) quando foram registradas trezentas inscrições e emitidas duzentas e oitenta e cinco certificações, decorrentes de minhas Ações de Extensão associadas a oito Projetos de Extensão oficiais elaborados os quais me permitiram gerar cinco Cursos de Extensão Universitária, dois Colóquios, duas Conferências e um Seminário vinculados ao Programa de Extensão sob minha proposição e coordenação.

DIAS, C. M. C. - 2014

Sempre ressalto que as ações de EXTENSÃO desenvolvidas possuem valor muito especial em minha prática docente dado acreditar que a EXTENSÃO é exercício fundamental e necessário que mantém a interação exigida entre o conhecimento e o mundo real. O conhecimento se concretiza quando a EXTENSÃO integra PESQUISA e ENSINO.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/08/2024

6 de agosto de 2024

Brincando com a percepção do tempo.


Ao se mudar a perspectiva temporal, possivelmente, os dias haverão de se confundirem; o que levaria, em termos pragmáticos, a erros (lógicos) de interpretação entre “ontem”, “hoje” e “amanhã”; os quais são dias distintos e não poderiam ser o mesmo dia.

Assim, constitui uma brincadeira afirmar algo como “ontem seria hoje se agora for amanhã”. Ou não? A relação temporal está logicamente correta?

Logicamente, se “agora” fosse “amanhã”, se estaria projetando um dia à frente. Mas, se “ontem” fosse “hoje”, se estaria no mesmo dia. Então, “ontem seria hoje se amanhã fosse agora”.

Mas, “se amanhã fosse agora, então ontem seria hoje”? É isto? Ou não?

De outra forma, entretanto, seria correto afirmar (logicamente) que “se agora fosse ontem, amanhã seria hoje”?

“Alfa” premissas determinam “beta” conclusão. É o que afirma a Lógica (como todos sabem).

Pois bem, se “agora” fosse “ontem”, se estaria (claramente) um dia no passado. Mas, se “amanhã” fosse “hoje”, se estaria (também, notadamente) um dia no futuro.

Portanto, “se agora fosse ontem, amanhã seria hoje” constituiu forma correta de brincar com a percepção do tempo. Ou não?

DIAS, C. M. C. - 2024

Se se está um dia no passado (ontem), o dia seguinte (amanhã) seria hoje?

Carlos Magno Corrêa Dias
06/08/2024

2 de agosto de 2024

A verdade ilimitada na real MATRIX.


Não é porque se percebe algo na realidade que este algo de fato exista (como a vontade o deseja). Mas, se um algo não existir, é impossível agir sobre ele. O que, em absoluto, significa que não se possa perceber e atuar sobre a verdade que aquele algo representa.

É crucial lembrar que a percepção humana não é necessariamente uma representação precisa da realidade objetiva sendo chamada, frequentemente, para se entender que se pode ser influenciado por sentidos, emoções e filtros cognitivos; gerando, em consequência, a não possibilidade de se interagir com o inexistente.

É necessário, em muitas das vezes, abandonar presunções sobre a realidade. Tudo é possível. Mas, é a mente condicionada que impede se acreditar nas particulares singularidades. A lógica (embora útil) impõe limites, mas, não se pode esquecer, que a natureza, em última instância, é ilimitada (foi e sempre o será). A natureza obriga possibilidades além daquilo que se pode deduzir logicamente e impõe fenômenos que desafiam a compreensão; transcendendo modelos lógicos. Mas, a mente, por outro lado, tem o potencial de transcender limitações.

Todavia, ao se deixar de lado o acreditar limitante, é possível transcender a descrença e, no campo do tangível, perceber (entender) as possibilidades. A mente tem o poder de transcender quaisquer limitações. Talvez não exista aquilo que se supões estar habitando a realidade dos fatos, mas a capacidade de mudar a percepção real sobre o mundo sempre estará ao alcance daqueles que podem pensar.

A mente humana pode remodelar a compreensão da realidade dado ser a percepção do real maleável, cabendo ao intelecto transformar o que se considera “verdade”. Então, o questionar, o explorar além das aparências e transcender as próprias limitações é exigido quando se admite ser a verdade mais profunda e bem mais multifacetada do que se pode imaginar.

A corrente da MATRIX sempre fica mais pesada. “Não existe a colher”, mas toda vez que você a reconhecer um novo elo será acrescentado à pesada correte de sua “MATRIX”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
02/08/2024

P.S.:
01001100 11110011 01100111 01101001 01100011 01100001
01001101 01100001 01110100 01110010 01101001 01111000 00001010
01010010 01100101 01100001 01101100 01101001 01100100 01100001 01100100 01100101
01001001 01101100 01101001 01101101 01101001 01110100 01100001 01100100 01101111


31 de julho de 2024

Realidade condicionante "a priori".


Por força da necessidade (e/ou do destino) descobri, há 45 anos atrás, quando iniciei minha Carreira Profissional, um talento (ou capacidade inerente) para programar em linguagens de alto nível como FORTRAN (“Mathematical FORmula TRANslation System”) e COBOL (“COmmon Business Oriented Language”) e, também, em linguagem de máquina (linguagem de baixo nível) como o Assembly, quando comecei a brigar com o CP 500 da Prológica um computador nacional com (na época) incrível processador Zilog Z80A, de 8 bits, com 2 MHz, com memória RAM entre 48 Kbytes e 64 Kbytes, com memória ROM de 16 Kbytes, o qual era compatível com o famoso TRS-80 Modelo III norte-americano (pouco conhecido da maioria).

DIAS, C. M. C. - 2024

Particularmente, fazia sucesso em FORTRAN, linguagem valiosa para aplicações científicas e matemáticas, conhecida pela potente capacidade de realizar operações e computação intensiva; criando programas (“pesados”) muito utilizados.

A computação intensiva (aplicável especialmente em simulações científicas, modelagem matemática e análise de grandes volumes de dados), em particular, chamava minha atenção e me desafiava por permitir utilizar recursos computacionais avançados objetivando a realização de CÁLCULOS cada vez mais complexos e processamento de dados em grande escala. Naqueles tempos, as possibilidades de processamento de grandes conjuntos de dados de forma eficiente, facilitando, em muito, operações como acesso rápido aos elementos e desenvolvimento de poderosos cálculos matemáticos vetorizados e a manipulação de dados multidimensionais me impulsionavam a gerar soluções cada vez mais ótimas também balizadas pelas Matemáticas.

Em Assembly criei programas interessantes (para não dizer “incríveis”, modéstia à parte). Dominava os códigos hexadecimais e com os binários fazia a festa literalmente. “Enxergava os códigos”, como diziam. E Assembly escrevíamos códigos de máquina que permitia gerar instruções em um formato mais compreensível do que o código binário puro. Embora bem mais difícil de programar (em comparação com linguagens tipo FORTRAN, COBOL, Pascal, Prolog ou BASIC (“Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code”)), me divertia com as instruções em Assembly. Enxergar os códigos é dominar os algoritmos para conversar com os números flertando com os símbolos.

Nas décadas iniciais da disseminação (e uso) do conhecimento da Informática e do crescimento da Indústria de Computadores no Brasil, tempos especiais de pura inovação, de grande invenção, de constante disrupção (mudanças), de acentuada resiliência, já nos preocupávamos, diariamente, em desenvolver as ações profissionais centradas nos valores da atual Onda de Inovação e Revolução Industrial. Inovação, Disrupção e Resiliência sempre estiveram lá na prática profissional para tornar as realidades subjacentes mais eficientes (mais “reais”), principalmente, no campo da Computação.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/07/2024

30 de julho de 2024

Celebrando década de ação de extensão em Lógica.


Em muitas das vezes quando da oferta de meus Cursos de Extensão Universitária e/ou Tecnológica ocorre que nem sempre uma única edição foi suficiente para atender todos os interessados exigindo ofertar (em seguida ou em paralelo) uma segunda (ou até uma terceira) turma. Tal foi o caso, lá em 2014, quando ministrei o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA o qual constituiu uma segunda versão do Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL.

DIAS, C. M. C. - 2024

Diferentemente, entretanto, do Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL anterior, o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA foi desenvolvido exclusivamente para meus Alunos de Cursos de Engenharia do Sistema UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

É importante ressaltar que no Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA apresentei, também, procedimentos técnicos para avaliar especificamente questões relacionadas à Lógica Reversa e/ou à Recursão Lógica (em atendimento à solicitação dos próprios interessados).

Assim, completa-se neste 30 de junho de 2024, dez anos, uma década, da realização da correspondente Ação de Extensão a qual ministrei no período de 14/05/2014 a 30/07/2014 tratando o Cálculo Proposicional e a Álgebra da Lógica instituídos em Lógica Matemática Dedutiva de Primeira Ordem necessários para o desenvolvimento de Métodos e Técnicas para a Avaliação Formal da Validade e da Consistência de Raciocínios Dedutivos estruturados como Argumentos (em geral) ou Inferências (em particular), bem como desenvolvendo Procedimentos Técnicos de Decisão Semânticos e Sintáticos estabelecidos em Análise Inferencial, Teoria da Demonstração Sentencial e Teoria da Argumentação Lógica.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/07/2024

29 de julho de 2024

Lógica inferencial avançando no tempo.


Há mais de dez anos, lá em maio de 2014, iniciava o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL (concluído em 28/07/2014) no qual apresentei o Cálculo Proposicional e a Álgebra da Lógica instituídos em Lógica Matemática Dedutiva de Primeira Ordem necessários para o desenvolvimento de Métodos e Técnicas para a Avaliação Formal da Validade e da Consistência de Raciocínios Dedutivos estruturados como Argumentos (em geral) ou Inferências (em particular).

DIAS, C. M. C. - 2024

No Curso em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL desenvolvi, também, Procedimentos Técnicos de Decisão Semânticos e Sintáticos estabelecidos em Análise Inferencial, Teoria da Demonstração Sentencial e Teoria da Argumentação Lógica.

Centrado nos fundamentos da Análise Inferencial e Teoria da Argumentação, desenvolvidos em Lógica Formal (Dedutiva), o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL foi mais um momento direcionado para proporcionar capacitação na Avaliação da Validade de Argumentos Dedutivos e para apresentar, também, técnicas poderosas necessárias e eficientes para promover a correção de Raciocínios Falaciosos frequentemente gerados e não percebidos.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/07/2024

9 de julho de 2024

Como nascem os paradoxos.


Tudo tem uma LÓGICA muito embora, na maioria das vezes, sejamos incapazes de concordar com as razões advindas das necessárias premissas. ... ... ... Assim, então, nascem os PARADOXOS.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
09/07/2024

3 de julho de 2024

Obra sobre Silogística avançando para meio século.


“Partindo-se do fato que a linguagem usual, decorrente da língua materna, é imprecisa, apresentando, em muitas das vezes, um caráter polissêmico; é notório, centrando-se em condições históricas, pretender qualificar que as linguagens formais (linguagens simbólicas) revestem-se de funções precisas e imperiosas, sendo, em essência, monossêmicas [que têm apenas um sentido] e depuradas de ambiguidades. Neste sentido, dissimulando tendências de natureza conceitual, ou mesmo divorciando-se de consagradas correntes filosóficas, há de se dizer que o cientista, atualmente, distingue-se de seus antepassados, categoricamente, pela detenção do poder originário das linguagens simbólicas explícitas ou subjacentes; as quais além de possibilitar a criação de novas tecnologias possibilitam ao pesquisador vislumbrar limites jamais imagina­dos.”

O parágrafo precedente é apresentado como parte da introdução do meu artigo intitulado “Silogística: uma introdução à lógica dos enunciados categóricos” o qual foi publicado na “Revista Tecnologia & Humanismo” do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná), de número 19, do primeiro semestre de 1999, há mais de 25 (vinte e cinco) anos, há mais de um quarto de século.

DIAS, C. M. C. - 2024

No artigo enfatizo “o quão importante é dominar uma deter­minada linguagem formal para se pensar correta­mente na dependência do universo relacional onde o pensamento se obriga à tomada de decisões”; bem como apresento técnicas formais de estruturação e avaliação de raciocínios analíticos em nível quantificacional a partir da Silogística de Aristóteles e, em particular, sobre a Lógica das Proposições Categóricas; as quais emprestam ao homem o método analítico eficaz para o desenvolvimento de suas potencialidades.

“Silogística: uma introdução à lógica dos enunciados categóricos” encontra-se disponível no PERI (Portal de Periódicos Científicos da UTFPR (Universidade Tecnológica federal do paraná)) no endereço http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6598.

Celebro, com júbilo, mais este importante trabalho que desde sua publicação vem sendo fonte de inspiração para outros trabalhos inovadores e fundamentais.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/07/2024

16 de junho de 2024

Futuro internacional da Indústria do Paraná.


A convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado Paraná) participei, em maio de 2024, da Consulta Pública sobre o Projeto “ROTAS ESTRATÉGICAS PARA O FUTURO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PARANAENSES 2040” quando encaminhei proposições de série de ações estratégicas visando moldar o caminho internacional a ser percorrido pela Indústria do Paraná até o ano de 2040.

Sistema Fiep - 2024


No conjunto de sugestões apresentadas considerei, também, posições pontuais sobre as principais barreiras impeditivas para o pleno alcance da visão de futuro estruturada no Projeto “ROTAS ESTRATÉGICAS PARA O FUTURO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PARANAENSES 2040”.

O objetivo do projeto em referência é desenvolver um planejamento estratégico robusto para orientar o crescimento dos negócios internacionais do Estado do Paraná até o ano de 2040.

De forma prospectiva, centrada na inteligência coletiva de especialistas, o Projeto “ROTAS ESTRATÉGICAS PARA O FUTURO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PARANAENSES 2040” foi idealizado objetivando a elaboração de um Roadmap com ações de curto, médio e longo prazo para mobilizar, alinhar e coordenar esforços rumo ao futuro pretendido do Estado do Paraná no campo industrial.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/06/2024

7 de junho de 2024

Computação Teórica e IA acontecem a partir de Turing.


No dia 7 de junho de 1954, há 70 anos, falecia o Pai da CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEÓRICA e Pai da IA (Inteligência Artificial), o brilhante cientista Alan Mathison Turing (1912-1954) aquele que foi uma das mentes mais incríveis que a humanidade já conheceu e cujos estudos e trabalhos são a base da Computação atual.

DIAS, C. M. C. - 2024


Alan Mathison Turing é apenas um divisor de realidades dado que a partir de seu "modelo de computador universal" o mundo se transformou em uma realidade jamais sequer pensada antes. Os trabalhos de Alan Mathison Turing proporcionaram formalizar os conceitos de algoritmo e de computação.

Sua “MÁQUINA UNIVERSAL” (a “Máquina de Turing”) é o "modelo teórico de computador de uso geral" que antecedeu os modernos computadores digitais. A “MÁQUINA UNIVERSAL”, capaz de modelar qualquer computador digital, é um poderoso modelo abstrato de computar que não necessitando de implementação física pode dar conta efetivamente dos aspectos lógicos de funcionamento de um computador tais como memória, estados e transições.

O incrível “Teste de Turing” (ou "Jogo da Imitação" como originalmente foi chamado) possibilita (efetivamente) conferir se o computador “pensa” tal como o cérebro humano uma vez que permite testar a capacidade de uma máquina de exibir comportamento inteligente ao de um ser humano ou indistinguível deste. Assim, o britânico Alan Mathison Turing é, também, o precursor da IA cabendo-lhe o título de Pai da IA.

Depois de Alan Mathison Turing o mundo não foi mais o mesmo e tudo que existe hoje no campo da Computação está de alguma forma relacionado ao seu legado.

Sem o matemático, cientista da computação, lógico, criptoanalista, filósofo e biólogo teórico Alan Mathison Turing a tecnologia e a humanidade estariam muito mais atrasadas e com limitadas possibilidades de avançar rumo ao desenvolvimento e ao progresso.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/06/2022

4 de junho de 2024

A Matemática viva em cada girassol.


Dada vez, com o título “Matemática Transcendente”, afirmava: “A matemática existente em um girassol não é percebida pela maioria daqueles que se dizem matemáticos; não sendo compreendida, também, em contrapartida, por grande parte dos matemáticos de fato.”.

O tempo passa, as gerações são substituídas, avanços tecnológicos e científicos surpreendentes são atingidos, alguma evolução social é percebida, novas inteligências vão surgindo, mas determinadas realidades (algo estranhas) se mantém inalteradas como aquelas situações paradoxais ou antinômicas que assolam associações a verdades “a priori”.

Todavia, aconteça o que acontecer, a série 0, 1, 1 (1+0), 2 (1+1), 3 (2+1), 5 (3+2), 8 (5+3), 13 (8+5), 21 (13+8), 34 (21+13), 55 (34+21), ... e o número irracional 1,61803398875... permanecerão chamando a atenção das mentes que (apenas) desejam enxergar. Conheça melhor um girassol e saberá muito mais sobre Matemática.

DIAS, C. M. C. - 2024

Assim, de forma notável, a sentença: “A matemática existente em um girassol não é percebida pela maioria daqueles que se dizem matemáticos; não sendo compreendida, também, em contrapartida, por grande parte dos matemáticos de fato.”; continua gritando mesmo nos dias atuais.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/06/2024

1 de junho de 2024

Peculiaridade testamental essencial.


Nossas consciências nos esperarão no final de nossas jornadas terrestres.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
01/06/2024

29 de maio de 2024

Compêndios sobre a História da Lógica.


O vocábulo “escorço” não é lá muito usual na fala corrente, mas no sentido de rascunho, delineamento, resumo, o utilizei no título “Escorço Histórico da Lógica Matemática” para enunciar artigo meu publicado já há mais de 30 anos (3 décadas) na então (também histórica) Revista Acadêmica da Puc-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), na seção “Matemática”.

Naquele artigo, hoje disponível para leitura, também, no Riut (Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná), bem como em livros publicados, apresento uma compilação (compendiada e particular) sobre a história da Lógica Matemática associada a aspectos da evolução do pensamento humano.

DIAS, C. M. C. - 2024

No referido artigo abordo, de forma objetiva, como observo na própria introdução do texto, conjunto estrito de “considerações basilares sobre o caminho histórico que levou o homem a aceitar, não antes sem acirrados exames, a impregnação mútua entre Matemática e Lógica; para, posteriormente, difundir o que, hodiernamente, com a devida propriedade, predica-se qualificar Lógica Matemática”.

DIAS, C. M. C. - 2014

O trabalho em referência além de contribuir para o entendimento dos caminhos escolhidos que levaram o homem a criar uma Lógica Formal (Analítica) para o bem pensar “formalmente” servindo-se de Cálculos Lógicos (integrantes da Álgebra da Lógica) constitui o fundamento “a priori” de diversos outros estudos mais detalhados tanto sobre a Lógica (em particular) quanto sobre a Matemática (em geral).

DIAS, C. M. C. - 2014

Celebro, então, com júbilo e satisfação, mais esta produção de conhecimento que segue contribuindo fortemente para inovadoras descobertas no campo do pensar logicamente.

A lógica jamais permitirá conformidades.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/05/2024

25 de maio de 2024

Indústria é fonte de conquistas e desafios nas Nações Soberanas.


A Indústria é uma das pás constituintes da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação (formada pelos poderes da Universidade, Governo e Indústria), sendo considerada a “Força Tecnológica”, a “Pá Tecnológica”, que auxilia na propulsão da Tríplice Hélice na direção do progresso e desenvolvimento de toda Nação Soberana.

No DIA DA INDÚSTRIA e DIA DO INDUSTRIÁRIO, dia 25 de maio, celebram-se as conquistas já atingidas pela Indústria Nacional reconhecendo os grandes desafios envolvidos que exigem esforços conjuntos de diversos atares da Sociedade, inovação constante, conhecimentos, legislações e políticas adequadas para sustentar o pilar fundamental que é o Setor Industrial para todo país.

DIAS, C. M. C. - 2024

Objetivando reflexões sobre a importância da Indústria que integrando o Setor Secundário da Economia Nacional é responsável pela transformação dos bens e matérias-primas advindos do Setor Primário em mercadorias que são transferidas para a comercialização no Setor Terciário, a data chama atenção e exige sempre a revisão de novos posicionamentos compatíveis com o crescimento econômico sustentável para a Nação competir globalmente.

A data foi estabelecida pelo Decreto 43.769, de 21 de maio de 1958, sendo escolhida para homenagear o Patrono da Indústria Nacional, o engenheiro, industrial, administrador, historiador e político, Professor Roberto Cochrane Simonsen (1889-1948), defensor incondicional da Indústria para o progresso do país, que faleceu em 25 de maio de 1948.

Embora o Brasil seja reconhecido mundialmente pelas suas “commodities”, a Indústria Nacional é determinante para se ampliar as possibilidades de competir globalmente diversificando a pauta de exportação e para investir em produtos de maior valor agregado. Hoje, a Indústria do Brasil desempenha papel significativo na composição do Produto Interno Bruto (PIB), gerando empregos, renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

Parabéns para os Industriários (Trabalhadores ou Operários das Indústrias) que trabalham duro se dedicando de forma incessante e determinante para o melhor e mais adequado desenvolvimento do país por intermédio da produção industrial.

Que a Indústria Nacional Brasileira seja referência internacional, alcance competitividade mundial e continue sendo espaço de produção cada vez mais importante para a economia do Brasil. Que a Indústria Nacional seja cada vez mais eficiente, internacional e inovadora.

Que por intermédio dos avanços tecnológicos alcançados na Indústria Nacional seja sempre possível gerar conhecimento útil e aplicável para o pleno e sustentável desenvolvimento do Brasil e para a melhoria da qualidade de vida dos Brasileiros.

Como sigo defendo: “INDÚSTRIA FORTE. NAÇÃO SOBERANA”. Que assim seja constante e continuamente.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/05/2024

21 de maio de 2024

Engenharia, Matemática, Química e Física: juntas e misturadas.


Com o título “Deôntica Perturbação Semiótica (104)” publicava em 21/05/2014, há dez anos (há uma década), o aforismo: “ENGENHARIA sem muita MATEMÁTICA é uma antinomia. ENGENHARIA sem muita QUÍMICA e sem muita FÍSICA é apenas uma outra MENTIRA”.

Hoje, a despeito da evolução das Tecnologias e mesmo diante do enorme progresso das Ciências, aquela máxima segue legítima, necessária, fundamental para o desenvolvimento da humanidade.

Então, “ENGENHARIA sem muita MATEMÁTICA é uma antinomia. ENGENHARIA sem muita QUÍMICA e sem muita FÍSICA é apenas uma outra MENTIRA”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Sem MUITA Matemática, Química e Física (e de qualidade) não existe Engenharia. Engenharia, Matemática, Química e Física: juntas e misturadas fazendo a diferença e conduzindo o homem "ao infinito e além", muito além.

Engenharia segue aprofundando simbioses com Matemática, Química e Física para cada vez mais engendrar (engenhar, criar) soluções úteis para a melhor qualidade de vida das Pessoas.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/05/2024

10 de maio de 2024

Recordando Extensão em Inteligência e Engenharia Lógica.


Relembrar contribuições no campo da Lógica Formal como o Curso de Extensão Tecnológica e Universitária que ministrei para Acadêmicos das Engenharias na TECNOLÓGICA (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) com título "INTELIGÊNCIA LÓGICA NAS CIÊNCIAS EXATAS" sempre é motivo de júbilo e satisfação.

DIAS, C. M. C. - 2024

Na oportunidade em questão tratei com o exigido rigor científico (de forma intensa e cartesiana) questões técnicas relacionadas com relações entre a Inteligência Lógica e a Engenharia Inferencial (ou Engenharia Lógica) que tenho desenvolvido já há algum tempo.

Na atividade extensionista em referência, realizada já há mais de uma década, apresentei, de forma a mais objetiva possível, Modelos Gerenciais Analíticos e Estruturas Algébricas dos Cálculos Lógicos aplicados à Teoria da Demonstração Dedutiva e à Teoria da Argumentação em Sistemas Algébricos Dicotômicos e Bivalentes.

Entendendo que a Extensão Universitária ofertada nas Instituições de Ensino e Pesquisa Públicas deve estar centrada na gratuidade para os participantes e na não cobrança de proventos por parte dos ministrantes desenvolvi o Curso de Extensão Tecnológica e Universitária sobre "INTELIGÊNCIA LÓGICA NAS CIÊNCIAS EXATAS" sem quaisquer gastos financeiros para os participantes ou para a instituição que sediou o evento.

Festejo neste maio de 2024 o aniversário de mais esta atividade extensionista que realizei e que fez ampliar ainda mais o exército de Profissionais das Engenharias com conhecimentos basilares (mas, densos e abrangentes) sobre Lógica Matemática para o bem pensar, os quais, afirme-se, promovem transformações notáveis em seus meios de atuação servindo-se do poder da Lógica.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/05/2024

2 de maio de 2024

A inovação exige mudança (disrupção).


A mudança (disrupção) deve ser constante e contínua para se ter inovação. Do contrário somente serão criadas cópias atualizadas de certezas passadas.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
02/05/2024

1 de abril de 2024

Falsas ou ilógicas ilusões.


Quando as pedras nas quais se tropeçava antes virarem degraus de alguma escada é porque aquelas pedras ou não estavam lá (de fato) ou não eram (necessariamente) empecilhos para se seguir em frente.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
01/04/2024

8 de março de 2024

Inovação com conhecimento se faz.


Com título “Inovação com conhecimento se faz” apresentei, no último dia 19 de fevereiro de 2024, pelo Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição) em parceria com o CMCD (Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva), exposição confrontando as atuais seis Ondas de Inovação e as cinco Revoluções Industriais que mudaram a produção industrial no planeta ao longo da evolução da humanidade.

DIAS, C. M. C. - 2024

Como “conhecer é necessário para entender”, na exposição em referência, relacionei as Ondas de Inovação com as Revoluções Industriais chamando a Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação quando Universidade, Governo e Indústria se unem para gerar conhecimento útil objetivando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Observei, também, que no meu artigo “Inovação gerando ondas de inovação” apresentei considerações gerais sobre as Ondas de Inovação em associação com as Revoluções Industriais destacando a Sexta Onda de Inovação que está centrada na Sustentabilidade dado ser solicitado ao mundo ser sustentável. Como o afirmo: “SUSTENTABILIDADE: o atendimento das nossas necessidades atuais não pode comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras”.

O artigo “Inovação gerando ondas de inovação” foi publicado na página oficial da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), podendo ser acessado no endereço: https://tinyurl.com/n3r8x3pa.

“Inovação gerando ondas de inovação” pode ser lido, também, na página do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), no endereço: http://tinyurl.com/msp5nd2c.

Na exposição “Inovação com conhecimento se faz” fui categórico ao afirmar que “O conhecimento determinou, determina e determinará (sempre) a inovação”; sendo semelhante afirmativa comprovada desde a Primeira Revolução Industrial tanto quanto a partir da Primeira Onda de Inovação; não sendo diferente tanto na atual Indústria 5.0 quanto na Sexta Onda de Inovação.

O Cenenlocog (ou na sigla em inglês, Cetfleco: “Center of Logic Engineering and Cognition”) tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da Engenharia Lógica associado à Cognição e Inovação, bem como o correspondente ensino das soluções e resultados alcançados para a ampliação das atuais possibilidades de conhecimento.

O CMCD, enquanto uma iniciativa que busca promover a interseção entre diferentes áreas do conhecimento para abordar desafios complexos e inovar, foi criado para possibilitar explorar novas perspectivas e soluções disruptivas tomando por base, também, a Engenharia Lógica e a Lógica Matemática.

A Engenharia Lógica, baseada na Álgebra da Lógica e nos Cálculos Lógicos, propõe uma mudança de paradigma na tomada de decisão exigindo estudo lógico prévio das condições iniciais de problemas a serem resolvidos, indo além da simples apropriação de conhecimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/03/2024