30 de março de 2023

Engenharia Lógica avalia Chat de IA.


No último dia 25 de março de 2023 tive a grata satisfação de ministrar a palestra intitulada “Engenharia Lógica avalia Chat de IA” com a qual reinicia, em 2023, as atividades do Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição).

DIAS, C. M. C. - 2023

Na conferência chamo a atenção não apenas para os desafios sobre o Chat de IA (Inteligência Artificial) denominado ChatGPT (Chat generative pre-trained transformer - Chat “transformador pré-treinado gerador de conversas”) da OpenAI, mas, principalmente, para os grandes perigos para a humanidade que este chatbot com IA “especializado em diálogo” começa a sinalizar. Servindo-me dos pressupostos da Engenharia Lógica procedo de forma extemporânea a avaliação da ferramenta em referência na correspondente exposição.

Como todo chatbot (ou chatterbot), o ChatGPT “é um programa de computador que se propõe simular um ser humano na conversação com as pessoas objetivando responder as perguntas de maneira que as pessoas tenham a “impressão” de estar, de fato, conversando com outra pessoa e não com um computador”. E, portanto, falível e não confiável (em princípio) dado que os conteúdos advém apenas da INTERNET e não têm referências de autoridades.

O modelo de linguagem artificial do ChatGPT interage de forma conversacional possibilitando “realizar uma grande variedade de tarefas tais como responder perguntas, elaborar textos, traduzir conteúdos, escrever programas em linguagem de computador, preparar monografias ou até mesmo teses, gerar artigos científicos, elaborar laudos ou perícias, resolver questões problema, enfim, dar conta de diversas tarefas que desafiam a inteligência humana”.

Mas, embora surpreendente e já cativando milhões de usuários, o ChatGPT é bem deficitário, limitado, podendo ser tendencioso e gerar erros (até grosseiros e facilmente identificáveis) dos mais diferentes níveis e abrangências podendo causar sérios prejuízos.

O próprio ChatGPT adverte os usuários: “... o sistema pode ocasionalmente gerar informações incorretas ou enganosas e produzir conteúdo ofensivo ou tendencioso. Não se destina a dar conselhos”.

Na palestra ponho em foco a questão do correspondente perigo, mas sinalizo, também, algumas das boas vantagens que a ferramenta apresenta desde que devidamente avaliadas pelos humanos que recebam as respectivas informações solicitadas.

A palestra seguiu as linhas do artigo “Lógica expõe dificuldades sobre chat de IA” que escrevi recentemente e que foi publicado em mídias digitais de divulgação.

Enfatizo tanto na palestra quanto no artigo referenciado que a “Literacia Mediática” (“capacidade de aceder, criar, avaliar e compreender as mensagens dos vários meios de comunicação”) de ferramentas baseadas em IA como a plataforma ChatGPT é ainda muito fraca e não confiável dado que tais plataformas “não sabem bem o que dizem, só falam e falam e falam (sem compromisso algum [com a verdade]”.

Encerro meu pronunciamento alertando sobre a necessidade urgente de definirem regulamentações e de legislações específicas apropriadas para se manter a segurança, a ética, a privacidade e a confiabilidade das informações disseminadas automaticamente por quaisquer robôs ou máquinas com IA tipo o ChatGPT dado que se não forem instituídas normas claras sobre o desenvolvimento e proliferação de tais tecnologias poderá ser possibilitada a disseminação de potencial ameaça à humanidade.

As chances de se desenvolver e se multiplicarem (sem controle algum) inúmeras “mentes digitais” autorreplicantes sobre as quais não se tenha sequer entendimento algum não é mera ficção, é um fato como o é uma pandemia ou outra infestação em grande e incontrolada escala que não se conhecia certamente.

O risco de se criar uma "superinteligência” desalinhada com a manutenção da vida humana sempre foi um temor real que com as ferramentas como o ChatGPT se tornam algo bem mais assustador e presente.

Finalizando minha exposição fui bem claro ao afirmar que é necessário sim (e urgente) a criação de um Órgão Regulador Internacional dedicado a tratar, avaliar e decidir sobre todos os aspectos relacionados com a IA e com todas as tecnologias associadas à IA que possam interferir maleficamente na vida humana.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/03/2023

18 de março de 2023

Cenenlocog segue os caminhos da disrupção e inovação.


Há exatamente um ano atrás, em 18 de março de 2022, coordenava a importante primeira reunião de planejamento do Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição) quando foram avaliadas as necessárias ações para mitigar as graves consequências da pandemia de Covid-19 para o progresso e o desenvolvimento das Cidades e foi tratado, também, a Agenda (mínima) de Atividades de 2022 do Cenenlocog.

DIAS, C. M. C. - 2022

Naquele evento ministrei, ainda, a palestra "Engenharia Lógica inovando e criando disrupção nas Smart Cities" na qual apresentei a Engenharia Lógica como forma de se gerar procedimentos formais (analíticos) centrados na associação entre Lógica de Primeira Ordem e Indústria 4.0 para a tomada de decisão no gerenciamento adequado de Cidades Inteligentes.

O Cenenlocog (ou na sigla em inglês, Cetfleco: Center of Logic Engineering and Cognition), sob minha liderança/coordenação desde a sua fundação, tem como um de seus propósitos estruturantes “o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da Engenharia Lógica associado à Cognição e Inovação, bem como o correspondente ensino das soluções e resultados alcançados para a ampliação das atuais possibilidades de conhecimento”.

Desenvolver, também, “soluções direcionadas para a aquisição de conhecimentos em Engenharia Lógica em simbiose com o Formalismo Matemático, a Filosofia Analítica e os pressupostos do Engendrar em Engenharia para a instanciação da Engenharia Lógica como Área de Conhecimento necessária para criar e desenvolver métodos e técnicas para a avaliação de raciocínios sistematizados a partir da formalização de estruturas utilizadas na fundamentação das Ciências em conformidade com a evolução e o alcance da Álgebra da Lógica e da Filosofia Analítica” é outo dos objetivos fundamentais do Cenenlocog (Cetfleco).

Estando próxima a realização da quarta edição da Smart City Expo Curitiba, a SCECWB 2023, o Cenenlocog se organiza para mais uma vez apresentar suas contribuições ainda mais que nesta edição, com o tema "Cidades que conectam: pessoas e tecnologias", os desafios sobre a Sustentabilidade estarão fortemente presentes no evento.

O Cenenlocog tem dedicado esforços, também, para contribuir no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) que visam a Sustentabilidade do planeta para a melhoria de vida das pessoas.

Como fundador e coordenador do Cenenlocog é com grande satisfação que anuncio o a volta das atividades agora para 2023. O retorno depois da pandemia de Covid 19 estava previsto para 2022. Contudo, intercorrências de força maior obrigaram que em 2022 fossem realizadas apenas a reunião de planejamento e a palestra "Engenharia Lógica inovando e criando disrupção nas Smart Cities".

Agora em 2023 novas perspectivas se apresentam e se prosseguirá desenvolvendo os objetivos do Cenenlocog. Já no próximo dia 25 de março de 2023 ministrarei a palestra intitulada “Engenharia Logica avalia Chat de IA” a qual marcará a abertura dos trabalhos de 2023 do Cenenlocog.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/03/2023